Translate

17 fevereiro 2025

Holmes, da Theranos, continua a mesma


Elizabeth Holmes ficou conhecida como uma das fraudadoras  mais famosas dos últimos anos. Holmes criou uma empresa, chamada Theranos, que prometia um monte de exames com um pequena gota de sangue. A máquina de exames da empresa não existia e depois da descoberta, Holmes foi julgada e condenada. Tentou de tudo para escapar da prisão, mas teve que ir cumprir sua pena. 

Ela agora deu uma entrevista para a revista sensacionalista People. E continua a mesma mentirosa de sempre. Disse que ensina francês para colegas de cela e que, após conversar com o diretor da prisão, conseguiu várias salas de lactação no presídio, com freezers e murais.

Rir é o melhor remédio

 

Livros e cozinha

CEO e mídia social

 


O resumo:

Aborda-se o papel dos CEOs como o principal comunicador corporativo e símbolo da identidade da empresa, sendo que a divulgação de suas opiniões por meio de mídias sociais pode afetar a empresa. Esta pesquisa objetivou analisar o efeito das publicações dos CEOs na mídia social do LinkedIn, relacionadas às empresas nas quais atuam, na relevância da informação contábil. A população é formada por empresas que compõem o IBrX100. Foram analisados dados anuais e operacionalizadas regressões OLS com erros padrão robustos. O período de análise correspondeu ao tempo de atuação do último CEO de cada empresa. Os resultados demonstram que o uso da mídia social pelo CEO contribui para a relevância da informação contábil. Adicionalmente, o teste de sensibilidade demonstrou que quanto maior o número de publicações, curtidas e comentários, maior o efeito no market-to-book, o que sugere que a interação entre CEO e o mercado por meio do LinkedIn melhora a relevância da informação contábil. A contribuição deste estudo consiste nas evidências empíricas de que a comunicação do CEO no LinkedIn, verificada por meio das publicações relacionadas à empresa, favorece o engajamento com os seus stakeholders, observado por meio das curtidas e comentários, o que pode refletir na relevância da informação contábil da empresa perante o mercado e, consequentemente, influenciar positivamente a qualidade da informação contábil.

16 fevereiro 2025

Corrupção no Brasil

Os dados são da Transparência Internacional: o Brasil caiu duas posições no índice mundial. Agora estamos em 107o. em 180 países. E parece que essa é uma tendência dos últimos anos, pois ocupávamos a 94o em 2022. 



Tempo de resposta pode ajudar na qualidade de uma pesquisa

Do Interscience

Uma equipe da Índia, Holanda, Polônia e Suíça analisou formas de melhorar a análise de dados e reduzir o viés inerente à análise de redes sociais. Escrevendo no International Journal of Applied Management Science, os pesquisadores reconhecem que, em pesquisas quantitativas e na análise de redes sociais, a precisão dos dados pode ser distorcida por vieses na forma como os participantes respondem às perguntas. Um tipo específico de viés, conhecido como viés declarativo, representa uma ameaça significativa à confiabilidade dos resultados de pesquisas, especialmente quando se trata de questões sociais complexas.

O viés declarativo ocorre quando os participantes de uma pesquisa, consciente ou inconscientemente, fornecem respostas influenciadas por expectativas sociais, cansaço ou pressões externas, em vez de refletirem suas verdadeiras atitudes ou crenças. Esse viés é particularmente problemático quando a pesquisa busca embasar políticas públicas, pois pode levar a conclusões equivocadas sobre as atitudes e comportamentos da sociedade, resultando em políticas inadequadas.

O teste de tempo de resposta pode oferecer uma solução. Parte-se do pressuposto de que uma resposta mais imediata tende a refletir uma opinião mais forte e internalizada, enquanto uma resposta mais lenta pode indicar incerteza ou ser influenciada por fatores externos, como a desejabilidade social ou a tentativa de interpretar a pergunta para identificar a resposta "correta". Ao distinguir entre esses tipos de respostas, os pesquisadores sugerem que é possível separar respostas firmes de respostas frágeis.

Eles testaram essa abordagem em uma pesquisa internacional realizada na Espanha e na Suécia para explorar atitudes em relação à pandemia de COVID-19. Os resultados foram surpreendentes. Ao focar em respostas rápidas e de alta confiança, a equipe identificou uma diversidade muito maior de opiniões. Em contraste, uma análise convencional, onde o viés declarativo estava presente, revelou opiniões muito mais homogêneas.

Esses achados têm implicações para políticas públicas e intervenções na área da saúde baseadas em pesquisas de opinião pública ou consultas a partes interessadas sobre um determinado tema. Por exemplo, políticas de saúde pública formuladas com base na suposição de uma opinião pública uniforme sobre questões como a pandemia podem não levar em conta as nuances das diferentes perspectivas dos diversos grupos. Ao reduzir o viés declarativo na análise de pesquisas, torna-se possível desenvolver políticas que considerem uma gama mais ampla de opiniões e necessidades.

Referência:
Fernandez, G.P., Norré, B.F., Reykowska, D., Dutta, K., Nguyen-Phuong-Mai, M., Fernandez, J. e Ohme, R. (2024) ‘Social network of confident attitudes with response time testing’, Int. J. Applied Management Science, Vol. 16, No. 5, pp.1–31.


Twitter agora

Da newsletter de Nate Silver

 As perspectivas de negócios do Twitter também se deterioraram. Suas receitas com publicidade caíram drasticamente. E embora não haja uma maneira perfeitamente objetiva de avaliar seu valor de mercado, já que a empresa é privada, a Fidelity avaliou o X em 9,4 bilhões de dólares no final do ano passado, menos de um quarto do preço pago por Musk.

E, no entanto, as previsões de um colapso imediato do Twitter estavam embaraçosamente erradas. O motivo oficial pelo qual comecei esta newsletter, ironicamente, foi por conta das alegações generalizadas de que as demissões em massa da equipe de engenharia feitas por Musk poderiam levar a uma perda rápida de funcionalidade. Mas, embora tenha havido algumas falhas, a plataforma basicamente funciona como sempre funcionou. (...)

Além disso, as alternativas à plataforma não decolaram de fato. O concorrente do X criado pela Meta, o Threads, colapsou quase da noite para o dia. E o Bluesky, um spin-off originalmente criado pelo ex-CEO do Twitter, Jack Dorsey? Ele encontrou um público à esquerda — mas, por enquanto, é relativamente pequeno. O compromisso revigorante do Bluesky com a transparência proporciona dados públicos de melhor qualidade — mas esses dados sugerem que os perfis ocasionalmente elogiosos da mídia estão superestimando sua influência. O número de seguidores, curtidas e postagens no Bluesky disparou após a vitória de Trump na eleição, mas desde então se estabilizou.

O nascimento das partidas dobradas na contabilidade pública portuguesa

 Eis o resumo (doi: 10.37885/241218527)

Apresenta-se o primeiro tesoureiro-geral do Erário Régio (1761), José Francisco da Cruz (1717-1768). Homem de negócios da praça de Lisboa, membro da notável família dos Cruzes, accionista das três companhias de comércio pombalinas de maior dimensão e Provedor (Presidente) da Junta do Comércio aquando da sua nomeação para o Erário Régio, entre o mais, este tecnocrata da contabilidade forneceu um contributo determinante para a transferência e difusão das partidas dobradas no século XVIII em Portugal. O artigo pretende ser um subsídio para que se percebam quais os agentes sociais e políticos envolvidos na emergência e desenvolvimento da contabilidade por partidas dobradas em Portugal. A principal contribuição do estudo respeita à sistematização dos traços biográficos e linhas de percurso profissional de José Francisco da Cruz, como tentativa de trazer, para as agendas de investigação em História da Contabilidade portuguesa, o estudo
de individualidades instrumentais para o processo inicial de reconhecimento e dignificação social da contabilidade. Este apontamento justifica-se pela importância atribuída a José Francisco da Cruz no desenvolvimento da aplicação das partidas dobradas no contexto português: por uma parte, pelo seu desempenho em cargos de administração no Erário Régio e nas duas companhias comerciais monopolistas respeitantes ao Brasil (Companhia Geral do Grão-Pará e Maranhão e Companhia Geral de Pernambuco e Paraíba), organizações nas quais obrigatoriamente se utilizava a tenência de livros de contabilidade escriturados por partidas dobradas; e, por outra, pelo seu contributo político para a fundação da Aula do Comércio (1759), como Provedor em exercício da entidade que lhe
serviu de patrona, a Junta do Comércio. 

O texto é de Miguel Gonçalves, que tem atuado na pesquisa histórica da contabilidade portuguesa. Ele apoia a ideia de que o Erário Régio foi a primeira organização pública que usou as partidas dobradas em Portugal. No quadro acima, Marquês de Pombal, que também tem um papel relevante no processo.