Neste semestre, na minha primeira aula da graduação, apresentei um slide com alguns motivos para se ter orgulho da contabilidade. E agora, passando por textos publicados recentemente sobre o assunto, deparei com este artigo da Business Insider com o título de America's most boring job is on the brink of extinction. Eis uma ideia do conteúdo do texto:
A contabilidade carrega um estereótipo persistente: o profissional entediante, preso em um cubículo, sem glamour. Embora os CPAs possam atuar em áreas estratégicas, como auditorias em grandes empresas ou investigações no FBI, a imagem negativa da profissão continua forte. Para a Geração Z, esse estigma pesa ainda mais. Jovens buscam propósito no trabalho e rejeitam carreiras vistas como seguras, mas pouco estimulantes. O contraste com as redes sociais, que valorizam experiências “interessantes” e visíveis, também afasta muitos da contabilidade.
Além da questão de imagem, tornar-se CPA é um processo árduo: exige mestrado, quatro exames rigorosos e um período de prática supervisionada. Ao mesmo tempo, a remuneração inicial é inferior à de outros cargos em finanças, como o de banqueiro de investimento, que pode ultrapassar US$ 100 mil já no primeiro ano. Assim, a profissão enfrenta tanto desafios de atratividade quanto barreiras estruturais de formação, agravando a atual escassez de contadores.
É bem verdade que o título é bem sensacionalista. Mas a crise de credibilidade é somente em alguns países? Precisamos de pesquisa sobre o assunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário