O turismo sombrio parece existir na Alemanha. Uma notícia (via blog de Al Roth) informa que algumas pessoas que visitam Berlim procuram o local onde ficava o bunker de Hitler. Hoje, o local é somente um estacionamento, mas mesmo assim não desestimula os turistas. O governo sempre resistiu em transformar o local em atração turística, mas, em 2006, uma placa informativa foi colocada no espaço. Dez anos depois, um museu de história de Berlim construiu uma réplica completa do bunker.
O Nobel Al Roth propôs o conceito de mercados repugnantes. Mesmo que a sociedade tenha aversão a certos tipos de atividades, podendo proibir ou reprimir sua existência, o mesmo existe. A prostituição, a venda de órgãos humanos, o mercado de ingressos para eventos, o aumento de preços após um desastre são exemplos. O turismo sombrio também seria um exemplo. Mesmo com todo esforço de reprimir a demanda, sempre haverá pessoas interessadas em consumir o produto.
Aqui uma dificuldade para o contador: seria o local um ativo cultural? Creio que a resposta envolve uma discussão sobre ética do reconhecimento.
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