Existiria uma associação entre crime e imigração? Tenho visto muito isto em algumas redes sociais, com exemplos. Mas será que são "casos" ou realmente há uma relação? Veja o resumo deuma pesquisa sobre o tema:
A associação entre imigração e criminalidade tem sido objeto de debate há muito tempo, e apenas recentemente começamos a dispor de evidências empíricas sistemáticas sobre o tema. Os dados mostram que imigrantes — frequentemente mais jovens, homens e com menor escolaridade em comparação aos nativos — estão desproporcionalmente representados entre os infratores em diversos países de acolhimento. No entanto, pesquisas existentes, incluindo nossa análise de novos dados internacionais, indicam de forma consistente que a imigração não impacta de maneira significativa as taxas locais de criminalidade nesses países. Além disso, estudos recentes ressaltam que a obtenção de status legal reduz o envolvimento de imigrantes em atividades criminosas. Por fim, discutimos possíveis explicações para a aparente incongruência entre a sobrerrepresentação de imigrantes entre infratores e o efeito nulo da imigração sobre as taxas de criminalidade.
É interessante como o processo de imigração foi importante para contabilidade. Recentemente, o blog postou uma série sobre grandes nomes da contabilidade mundial. Há vários deles que eram imigrantes e de cabeça lembro de Ijiri e Mattessich, mas certamente há outros. No Brasil tivemos o caso de Stanislaw Kruzynski, professor de Carlos de Carvalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário