Translate

06 setembro 2025

Ensino online versus presencial

Pesquisas recentes destacaram os efeitos prejudiciais do ensino on-line para alunos mais jovens, mas, no nível universitário, há poucas evidências sobre se a instrução virtual é tão eficaz quanto a experiência educacional presencial em sala de aula.

Em um artigo publicado na American Economic Review: Insights, os autores Michael S. Kofoed, Lucas Gebhart, Dallas Gilmore e Ryan Moschitto apresentam os resultados de um experimento em um curso introdutório universitário e constatam que o aprendizado on-line reduziu as notas finais em meio grau de letra.

No semestre do outono de 2020, a Academia Militar dos EUA em West Point transferiu alguns alunos para o ensino on-line a fim de ajudar a conter a disseminação da COVID-19. Naquele momento, os pesquisadores organizaram um experimento para comparar os resultados de desempenho, designando aleatoriamente 551 estudantes entre 12 instrutores em 36 turmas de um curso obrigatório de Princípios de Economia. Ao comparar os estudantes alocados em turmas presenciais com aqueles em turmas virtuais, foi possível isolar o impacto da instrução on-line


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário