A maioria das pessoas ficaria satisfeita com várias mansões palacianas, iates enormes e estar cercada por milhões de dólares em obras de arte. Bilionários esperam mais. O novo foco de seus gastos tem sido os políticos. Apenas 100 famílias bilionárias investiram um recorde de 2,6 bilhões de dólares nas eleições federais dos EUA em 2024, o que representa cerca de um em cada seis dólares gastos durante todo o ciclo eleitoral. (...)
Bilionários gastam somas enormes em política por um motivo: influência. Como outros doadores, buscam influenciar eleições com a esperança de que os candidatos eleitos aprovem leis e políticas favoráveis a seus interesses — normalmente focadas em redução de impostos e menos regulamentações para empresas.
Críticos como a organização Americans for Tax Fairness afirmam que os benefícios fiscais para os ultrarricos costumam ser uma consequência direta desse tipo de financiamento político.
O nome Musk é lembrado, obviamente, no texto. Mas não é o único caso. E parece coisa dos Estados Unidos somente, mas não é. No passado, um empresário famoso formou uma chapa para presidência no Brasil e esse é somente um dos casos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário