Sobre a agregação de valor com IA:
Quando líderes respondem ao pânico imediato, novos riscos de negócios e medidas de mitigação frequentemente surgem. Dois exemplos recentes destacam as consequências de se apressar em implementar e publicar resultados positivos sobre a adoção de IA. O Wall Street Journal relatou, em abril de 2025, empresas enfrentando dificuldades para obter retornos com IA. Semanas depois, noticiou a retratação, pelo MIT, de um artigo técnico sobre IA cujos resultados que justificaram sua publicação não puderam ser comprovados.
Embora esses relatos demonstrem os riscos de dependência excessiva da IA sem salvaguardas de bom senso, nem tudo está fora dos trilhos no cenário corporativo de adoção de IA. Resultados incríveis têm sido alcançados com o uso criterioso da IA e de tecnologias correlatas na automação de processos em diversos setores. Agora que superamos a fase do “medo de ficar para trás” e podemos nos concentrar nos negócios, onde estão os melhores lugares para buscar valor ao aplicar IA na automação de sua empresa?
Embora chatbots sejam quase tão onipresentes quanto novos aplicativos baixados para celulares, as aplicações de IA que de fato geram ganhos em automação e produtividade estão alinhadas ao propósito específico e à arquitetura do sistema de IA em que são construídas. Os padrões dominantes onde os ganhos com IA são obtidos atualmente se resumem a duas áreas: linguagem (tradução e identificação de padrões) e dados (criação de novos formatos e busca em bases de dados).
O texto prossegue com mais detalhes. Clique no link para continuar a leitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário