Translate

30 julho 2025

Café e a contabilidade


Com quase 30 mil postagens, já falamos de um bocado de coisa. Café é um dos temas recorrentes — talvez pelo prazer que a bebida provoca nos blogueiros. Mas, ao ler Sob efeito de plantas, de Michael Pollan, eis que surge uma vinculação direta entre a bebida e a contabilidade.

Todos devem saber que a contabilidade por partidas dobradas surgiu no final dos anos 1400. Evoluiu rapidamente e foi adotada pelos primeiros empreendimentos capitalistas na Inglaterra, Holanda, França e Itália. O café, por sua vez, foi amplamente adotado na Europa no século XVII. As primeiras cafeterias surgem por volta de 1650.

Em 1660, James Howell — citado por Pollan (embora a obra de onde foi extraída a citação não conste na bibliografia selecionada) — afirmava que a bebida provocava sobriedade. A citação de Howell é a seguinte (grifo no livro):

Já se descobriu que esta bebida de café causou maior sobriedade entre as Nações; pois, enquanto anteriormente os Aprendizes e Escriturários, entre outros, costumavam tomar seus goles matinais de Cerveja ou Vinho, que pela tontura que causam no Cérebro, tornam os homens bastante impróprios para os negócios, agora bancam os Bons companheiros com esta bebida estimulante e civilizada. (p. 150)

Aí está. O café melhorou a qualidade do trabalho do profissional contábil. Imagem, aqui 

Nenhum comentário:

Postar um comentário