Em 7 de abril de 1962, a Indústrias Reunidas Jaraguá publicava no Correio do Povo, na primeira página, a convocação da assembleia dos acionistas. Na mesma página, as informações contábeis. O Relatório da Diretoria é composto de dois parágrafos, sendo o primeiro informando da apresentação do balanço e o segundo comunicando que "os algarismos constantes dos mencionados documentos evidenciam os resultados obtidos (...) e a situação exata em que se encontra a sociedade":
A primeira informação é o balanço. O mesmo é apresentado por ordem crescente de liquidez, iniciando com "imóveis e reavaliação". Esse primeiro conjunto de contas é denominado de Ativo Fixo. A segunda parte é o ativo "realizável", com destaque para os títulos a receber e as mercadorias. É o principal grupo do ativo. A percentagem de títulos com risco de não recebimento totalizava quase 5% do total, um número relativamente alto. O disponível era composto por caixa e bancos. Veja que não há uma conta de aplicação financeira. As contas de compensação era uma prática da época, e os valores lançados no ativo correspondem aos mesmos valores do passivo. Veja que não há indicação dos dados dos exercício de 1960, o que impede a comparação.O lado direito do balanço é na verdade o lado de baixo. O nome é "passivo" e estava dividido em dois elementos, além da compensação. O não exigível corresponde ao que denominamos de patrimônio líquido. Além do capital, quatro contas de fundo: reserva legal, reserva especial, para devedores duvidosos (bem acima da conta de mesmo nome do ativo) e de depreciações. Do exigível, o destaque são as contas correntes credores (talvez empréstimos?)
E agora o resultado, que corresponde a conta de lucros e perdas em 31 de dezembro de 1961. A receita com mercadorias é bastante superior a conta de despesa de fabricação e despesas. Mas na conta de lucros e perdas já está incluso as quatro reservas, e os valores são os acréscimos na conta do período anterior.O balanço tem os nomes do diretor presidente, do diretor gerente, do diretor comercial e há a indicação "guarda livros" com a indicação do CRC de Santa Catarina", mas sem o nome. Ou seria o próprio diretor comercial?
Nenhum comentário:
Postar um comentário