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30 julho 2025

Efeito do escândalo PCAOB na KPMG


Este artigo examina o escândalo de inspeção de auditoria de 2017 envolvendo o PCAOB e a KPMG — uma das poucas violações publicamente divulgadas do “tom vindo do topo” em uma firma do Big 4. Tendo como pano de fundo uma grave infração à ética profissional por parte de líderes da KPMG, estudamos como o escândalo afetou a KPMG e seus clientes. Utilizando uma abordagem de diferenças em diferenças, constatamos que a qualidade da auditoria na KPMG aumentou após o escândalo em comparação com as demais firmas do Big 4. Também verificamos que a KPMG conseguiu evitar a perda de clientes. Os clientes mais diretamente ligados ao escândalo apresentaram uma queda nas taxas de auditoria e de serviços não relacionados à auditoria. No geral, documentamos melhorias operacionais na KPMG em resposta ao escândalo, embora acompanhadas de possíveis sacrifícios na geração de receita.

Texto ainda não publicado . (Imagem aqui)

Para lembrar, a KPMG contratou funcionários do fiscalizador PCAOB, que levaram informações confidenciais para o novo emprego, que ajudou a KPMG a "melhorar" sua auditoria. O caso resultou em acusações civis e criminais e uma multa de 50 milhões de dólares. 

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