Translate

27 julho 2025

História: Uma profissão incompreendida


Esse é o título de uma pequena entrevista publicada em 1980 no Jornal do Tocantins (edição 51, de 13 de maio). Eis o conteúdo:

Contabilidade, ainda uma profissão incompreendida

O dia 25 de abril [1] marca na folhinha o dia em que se comemora o trabalho dos profissionais da Contabilidade. Como um dos mais atuantes elementos da classe em Araguaína, Josealdo da Silva Teixeira [2] esclarece a real posição do contabilista no contexto social e produtivo. Sua entrevista é uma homenagem que fazemos aos elementos que são o esteio de todas as organizações mercantis do país.

JT - Qual o papel real de um contabilista na esquemática das firmas para as quais presta serviços?

R - Pela série de atividades que desenvolve, algumas não sendo de sua responabilidade, o profissional é obrigado a assumir os mais diferentes cargos em razão da falta de estrutura da maior parte das Empresas. Para cada decisão, o contabilista responsável assume a posição do cargo que estaria envolvido  diretamente no assunto.

JT - Como é visto o contabilista pelos empresários e pelos agentes do fisco?

R - Para o empresário, o profissional é visto de acordo com as circunstâncias de momento. Quando tudo está em ordem o contabilista não fez mais do que sua obrigação; quando surge algum problema é o primeiro a ser lembrado como responsável ou para consertar o erro [3]. Muitas das vezes, não é mais do que a falta de estruturação da própria firma a causadora do problema. Para o fisco somos vistos como coordenadores das atividades comerciais para facilitar o bom relacionamento entre fisco/empresa.

JT - Porque não há em Araguaina uma entidade da classe?

R - Esta virá com o tempo. Ainda existem aqueles que não sabem que a união faz a força e que ainda estão desinteressados. Estes são os que desvalorizam o próprio trabalho evitando a utilização das tabelas de serviços emitidas por órgãos superiores. 

JT - Quais as sugestões que poderiam servir de orientação aos contabilistas no melhor desmepenho de suas funções?

R - Com o advento da lei 6.40 [4] e da lei 1.598/77 muitas foram as modificações, principalmente no Imposto de Renda. Essas alterações, como todas as que vão surgindo paulatinamente precisam ser do conhecimento do profissional. Para isto é importante estar sempre atualizado, por contatos com colegas mais experientes ou através de publicações especializadas.

JT - A qual colega você prestaria sua homenagem no seu dia?

R - A todos, pois são homens que lutam diariamente pelo aperfeiçoamento e para ajudarem as empresas a se tornarem mais produtivas influenciando no progresso da região e do país [5]. 
 

[1] Veja que a data de publicação é de 13 de maio, mas a data comemorada é de 25 de abril.  

[2] Fiz uma consulta no cadastro do CFC é o registro está baixado, mas destaco que seu número é o 12/TO. Ele era presidente da câmara de Araguaína no período da entrevista:


 [3] Parece que não mudou nada...

[4] Aqui há um erro. Refere-se a lei das SA. Veja que já estamos em 1980, mais de três anos da lei, e parece que ainda há uma adaptação da legislação.  

[5] Percebemos uma resposta política aqui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário