Meta integrou bots de IA em aplicativos populares como WhatsApp e Instagram na Colômbia rural a partir de julho de 2024. Embora isso tenha ampliado o acesso à IA até nas áreas mais remotas, professores relatam que alunos passaram a depender dos bots para tarefas e redações inteiras, entregando trabalhos muito superiores ao nível real de aprendizagem.
O paradoxo é que, apesar da qualidade aparente das respostas, o desempenho em provas e exames caiu — professores veem dificuldades em avaliação de leitura, escrita e ciências, com muitos estudantes repetindo conteúdo sem analisá-lo.
Diante disso, educadores estão repensando métodos de avaliação: usam provas orais e manuscritas, detectores de texto gerado por IA, debates em sala e atividades que exigem análise crítica. Alguns professores eliminaram a lição de casa, exigindo que os alunos façam os exercícios presencialmente sob supervisão.
Agora uma situação particular: todo semestre peço trabalho escrito. Se no passado minha luta era contra o plágio, agora o problema é o uso de IA. Como o trabalho é bem específico, com uma limitação temporal e uso de base de dados escolhida, fica fácil perceber o uso de IA. Com casos engraçados, como o aparecimento de referências sem sentido e não encontradas nos periódicos.
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