Mostramos que modelos de inteligência artificial (IA) generativa — treinados com dados textuais que são inerentemente culturais — apresentam tendências culturais quando utilizados em diferentes línguas humanas. Aqui, focamos em dois conceitos fundamentais da psicologia cultural: orientação social e estilo cognitivo. Primeiro, analisamos as respostas do GPT a um amplo conjunto de medidas em chinês e em inglês. Quando usado em chinês (em comparação ao inglês), o GPT apresenta uma orientação social mais interdependente (versus independente) e um estilo cognitivo mais holístico (versus analítico). Segundo, replicamos essas tendências culturais no ERNIE, um modelo de IA generativa popular na China. Terceiro, demonstramos o impacto prático dessas tendências culturais. Por exemplo, quando usado em chinês (em comparação ao inglês), o GPT tende mais a recomendar anúncios com uma orientação social interdependente (versus independente). Quarto, análises exploratórias sugerem que prompts culturais (por exemplo, instruir a IA generativa a assumir o papel de uma pessoa chinesa) podem ajustar essas tendências culturais.
Cultural tendencies in generative AI - Jackson Lu, Lesley Luyang Song & Lu Doris Zhang - Nature Human Behaviour, forthcoming via aqui.
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