Translate

16 agosto 2025

IA prefere IA


Uma pesquisa publicada na Proceedings of the National Academy of Sciences revela que grandes modelos de linguagem, como GPT-3.5, GPT-4 e Llama 3.1, exibem um forte “viés AI-AI”: ao escolher entre descrições humanas e geradas por IA de produtos, filmes ou artigos científicos, eles preferem consistentemente os textos produzidos por outras IAs. O efeito foi mais intenso no GPT-4, sobretudo em avaliações de bens de consumo. Embora humanos também tenham mostrado leve preferência por descrições de IA, essa inclinação foi muito mais fraca. 

Para os autores, o fenômeno levanta preocupações sobre discriminação estrutural contra humanos em um futuro dominado por sistemas automatizados de decisão. Se empresas e instituições adotarem IAs para avaliar currículos, trabalhos acadêmicos ou propostas, humanos que não utilizarem LLMs correm o risco de serem sistematicamente preteridos. Isso poderia ampliar a “divisão digital” e criar um “imposto de acesso”, reforçando desigualdades sociais, culturais e econômicas já existentes. 

Na contabilidade, podemos supor que as empresas estão usando a IA para preparar suas demonstrações contábeis e comunicados relevantes ao mercado. E os investidores também estão trabalhando com a ferramenta (vide aqui). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário