O dólar internacional (também escrito como international-$ ou int-$) é uma moeda hipotética com poder de compra equivalente em qualquer país, ajustando-se tanto pelas diferenças no custo de vida entre nações quanto pela inflação ao longo do tempo.
O seu uso facilita comparações internacionais de valores em diferentes moedas. Por exemplo, enquanto o PIB per capita da Índia parece quase 30 vezes menor que o dos EUA em dólares de mercado, em dólares internacionais essa diferença cai para cerca de oito vezes. A lógica da moeda é o conceito de Paridade de Poder de Compra, que já existe há mais de um século.
A filosofia é que para comparar economias de forma justa, era preciso ajustar as moedas de acordo com o que realmente podiam comprar em bens e serviços, e não apenas pela taxa de câmbio de mercado. O conceito tem sido usado por entidades internacionais, como Banco Mundial, OCDE e ONU.
Na contabilidade, nós usamos as taxas de câmbio de mercado. A possibilidade de usar o dólar internacional poderia, quem sabe, trazer uma visão mais fiel da capacidade de geração de valor das entidades em diferentes contextos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário