Translate

31 agosto 2025

Public Sector Financial Accountability Index

O Public Sector Financial Accountability Index foi desenvolvido pela IFAC (International Federation of Accountants), em parceria com o CIPFA (Chartered Institute of Public Finance and Accountancy). Trata-se de uma ferramenta que coleta, verifica e analisa os métodos e estruturas de relato financeiro utilizados por governos federais e centrais ao redor do mundo.

Há uma tendência de os governos adotarem o regime de competência, embora muitas jurisdições ainda utilizem um modelo híbrido ou parcial. Diversos países adotam as normas de competência do IPSAS (International Public Sector Accounting Standards), ainda que um número considerável o faça com adaptações locais.

A situação em 2020 era a seguinte:


Em verde, estão os países que utilizam o regime de competência (30%). Em marrom, os países que adotam um regime parcial (40%). O regime de caixa, representado pela cor vermelho-escura, é adotado por Alemanha, Índia e Noruega (30%). Já em cinza, aparecem os países para os quais não há informação disponível. 
Os países que adotam o IPSAS sem modificação são minoria. No mapa acima, estão representados na cor azul e incluem Nicarágua, Casaquistão, Quênia, Paquistão e Sérvia. O IPSAS modificado para o contexto local corresponde aos países em azul-escuro, como Mongólia, Turquia e Colômbia. Entre os que possuem padrões nacionais baseados na IFRS, destacam-se Austrália e Inglaterra. Já os padrões nacionais com referência ao IPSAS incluem Brasil, Rússia, México, Espanha e Suécia. Os padrões nacionais distintos — com regime de competência ou não — abrangem Argentina, Estados Unidos, Canadá, China, Índia e grande parte da Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário