Há 25 anos, bancos na Alemanha operavam cerca de 60 000 agências; dez anos atrás, eram 35 000; hoje restam apenas 18 933 — uma redução de quase dois terços em um quarto de século. Apenas em 2023, foram fechadas 560 agências, representando uma redução de 2,8% no ano.
A união de digitalização, taxas de juros baixíssimas e a concorrência de serviços como o euro digital e stablecoins está levando os bancos a enxugar custos e migrar clientes para atendimento digital.
Os números mostram que a digitalização das finanças europeias está acelerando o fechamento de agências físicas, enquanto projetos de moeda digital centralizada — como o digital euro — impõem ajustes contábeis e operacionais que podem custar bilhões aos bancos tradicionais.
Em termos de balanço, menos ativo imobilizado e mais investimento em intangível, como softwares. O fechamento irá significar efeito sobre o resultado das instituições financeiras. Outro ponto, provavelmente o que está ocorrendo na Alemanha deve estar ocorrendo também em outros países.
Nenhum comentário:
Postar um comentário