Translate

13 março 2012

Livros de Ciências Contábeis

O bom do início de ano é que as editoras apresentam uma lista com livros fresquinhos e atualizados.

O professor Maurício Corrêa da Silva, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, acabou de lançar o primeiro livro pela editora Atlas - Demonstrações Contábeis Públicas: Indicadores de Desempenho e Análise. Pareceu-me interessante por utilizar tanto indicadores quanto métodos quantitativos [amo] para analisar as demonstrações. Importante para quem está envolvido com a contabilidade Governamental.

O professor Dr. Jorge Katsumi Niyama e o Mestre Amaro Luis de Oliveira Gomes (membro do IASB) lançaram a 4ª edição do livro “Contabilidade de Instituições Financeiras”. Há um capítulo delicioso sobre derivativos, outro sobre as “principais recomendações estabelecidas pelo Comitê de Supervisão Bancária do BIS” e ainda um sobre “as principais diferenças entre COSIF e as normas internacionais de informação financeira (NIF), aprovadas pelo CPC”. Você sabe o que é Basiléia III? Uma ótima desculpa para adquirir a versão fresquinha do livro.

Na semana passada fui ate a editora Atlas [que em Brasília fica no SIG Quadra 3 e dá desconto para professores e estudantes] e fiz a festa. Comprei livros sobre a matéria que leciono [futuramente entrarei no mérito]; outros para me atualizar e um que me enche de orgulho: a nova edição do livro Capital de Giro, como comentado aqui.
O livro é lindo! A capa vermelha, o assunto super atualizado e atraente – e o que falar sobre os autores!? =) Só gente fera!
Então corra, adquira as suas cópias, comente aqui a sua opinião, dê dicas, sugestões... e bons estudos!

8 comentários:

  1. Eu estava procurando um livro com indicadores na área pública. Caiu como luva.

    ResponderExcluir
  2. Belas fotos. Haverá sorteio? O lápis vem de brinde? :) E podemos entregar o lápis de coração à uma blogueira? Brincadeira. Parabéns ao professor César pela nova edição. Parabéns à todos vocês pelo blog.

    ResponderExcluir
  3. Prezados(as) como vão!
    Poderiam comentar sobre o livro "Manual de Contabilidade Bancária - Série Provas & Concursos - Claudio Filgueiras" e "Contabilidade de Instituições Financeiras - Jorge Katsumi Niyama". Qual devo adquirir? Grato pela opinião!

    ResponderExcluir
  4. Alexandre, eu não conheço o livro de Filgueiras. Já do Niyama sei que é bastante atual e o autor possui experiência na área.

    ResponderExcluir