Ao mensurar o valor do estoque que foi vendido, aprendemos que podemos usar os seguintes métodos: preço específico, PEPS, média ponderada e UEPS.
O preço específico geralmente é usado para estoques de elevado valor ou onde a empresa consegue distinguir qual o estoque está sendo vendido. O PEPS (primeiro a entrar, primeiro a sair ou FIFO) considera que o estoque que foi vendido é aquele mais antigo existente na empresa. O UEPS (último a entrar, primeiro a sair ou LIFO) supõe que a mercadoria que foi vendida corresponde ao estoque mais novo da empresa. A média ponderada é um método intermediário entre o UEPS e o PEPS.
Considere uma empresa que comprou duas mercadorias em momentos distintos: uma que custou R$40 e outra que custou R$50. Se uma mercadoria foi vendida e não uso o preço específico, os valores considerados irão fazer diferença na apuração do resultado. Se considerar o PEPS, o custo da mercadoria será igual ao estoque mais antigo, ou R$40; se uso o UEPS, é o valor da mercadoria mais nova, ou R$50. Caso o método seja a média ponderada, o valor seria R$45.

Podemos dizer que o método FISH corresponde ao UEPS no extremo, no que este método tem de pior.
Leia mais aqui e aqui. Fonte da figura, aqui.
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