Translate

31 março 2011

Sete Livros que Recomendo

Noutro dia, ao ministrar uma palestra para alunos de administração, falei de um ou dois livros que recomendava a leitura. Surgiu então a idéia de fazer uma lista daqueles livros que considero de fácil leitura, mas sem perder certo vigor. Em outras palavras, livros que tenho inveja de não ter escrito. Considerei nesta lista somente livros em língua portuguesa. Afinal, um bom livro é bom o suficiente para interessar uma editora comercial. A ordem é meramente alfabética.

1. A Meta – Goldratt e Cox – Através de um romance, Goldratt e Cox apresentam a teoria das restrições. Um executivo precisa salvar uma fábrica em poucos meses e para isto lança mão de conceitos novos. A crítica à contabilidade de custos é pertinente.

2. Desafio aos deuses – Peter Bernstein – O falecido Bernstein traça uma história do risco, de maneira muito didática e interessante. Assuntos como seguros, probabilidades e modelos de precificação de ativos são discutidos de maneira acessível

3. Fora de Série – Malcolm Gladwell – A lista tinha que contar com pelo menos um livro de Gladwell. Poderia ser Blink ou O Ponto da Virada (mas não Que se Passa na Cabeça dos Cachorros). Qualquer um desses seria interessante o suficiente para constar na lista.

4. Freakonomics – Dubner e Levitt – É um livro que consegue fazer qualquer pessoa gostar de economia. A aplicação da economia nas decisões cotidianas é uma tendência moderna.

5. Mais sexo é sexo mais seguro – Steven Landsburg – Este talvez seja o livro da lista que teria mais receio de indicar. As pessoas deveriam ler duas ou três páginas, parar dois dias para pensar no assunto, e depois retomar a leitura. Ou talvez voltar a ler novamente. A lógica econômica nunca foi tão lógica. E polêmica. ]

6. O mito dos mercados Racionais – Justin Fox – É a história moderna de finanças, e o confronto entre as finanças tradicionais e as finanças comportamentais.

7. Previsivelmente irracional – Dan Ariely – Geralmente indico este livro dizendo que meu filho de 15 anos leu, entendeu e gostou. Diversas experiências de finanças comportamentais apresentadas de maneira elegante e simples.

Ao terminar a lista, fiquei com a impressão que esqueci algum livro. Qual foi?

8 comentários:

  1. Os axiomas de zurique, é um livro de leitura muito boa também. De fácil entendimento. Ele fala sobre especulação usadas pelos banqueiros suiços, mas que pode ser aplicado à nossa vida pessoal (fora da especulação).

    ResponderExcluir
  2. Felipe

    Não conheço o livro e por isto não posso citá-lo.

    ResponderExcluir
  3. Gostei das indicações Bel, vou tentar ler todos. Vc me empresta o que tiver? Sua mãe.

    ResponderExcluir
  4. Eu também Felipe!!! S2 Voc6e já leu todos? (Eu tb não Rsss) - É que eu meio que acho que quem sempre volta nesta postagem está buscando uma dica de algo que não leu - daquele livro que está faltando na nossa referência.

    ResponderExcluir
  5. Li nada. Só leio sobre a minha dissertação. E sobre os temas das minhas aulas kkk. Mas lerei alguns em breve.

    ResponderExcluir