Translate

19 novembro 2010

Mudança na direção do Grupo Sílvio Santos

SÃO PAULO. O presidente do Grupo Silvio Santos, Luiz Sandoval, pediu demissão do cargo ontem à noite. Braço direito do empresário e apresentador, Sandoval pediu demissão, em caráter irrevogável, num momento de grande desgaste para o grupo. Ele estava na holding há 40 anos e deixa o seu cargo máximo pouco mais de uma semana depois de vir a público a existência de um rombo de R$2,5 bilhões nos balanços do banco PanAmericano, o principal braço financeiro do grupo.

Sandoval era próximo de diretor do PanAmericano

Os problemas no banco levaram Silvio Santos a negociar pessoalmente um empréstimo de R$2,5 bilhões junto ao Fundo Garantidor de Crédito (FGC) para salvar a instituição. Todos os executivos do banco haviam sido demitidos na semana passada. Agora cai Sandoval, que tinha relação próxima com o ex-diretor superintendente do PanAmericano, Rafael Palladino, primo da mulher de Silvio Santos, Íris Abravanel.

Essa foi, assim, a primeira baixa no grupo de um executivo do alto escalão fora do banco PanAmericano.

Rafael Palladino e Wilson de Aro, ex-diretor Financeiro e de Relações com Investidores do PanAmericano, são vistos pelo mercado como principais suspeitos pelas manipulações na contabilidade do banco. Ambos estavam há muito tempo no grupo —- Palladino desde 1992, e de Aro, desde 1974 —- e eram considerados pratas da casa na área financeira. Naturalmente, desfrutavam da confiança de Sandoval.

Há alguns anos, em 2004, Palladino tornou-se sócio de Sandoval na TV Studios Anhanguera, empresa de papel que criaram juntos e que é uma afiliada do SBT. Na mesma época, de Aro também tornou-se sócio da TV Studios Vale do Paraíba.

José Roberto Maciel assume vice-presidência da TV

Ontem à noite mesmo, Silvio Santos nomeou seu sobrinho, Guilherme Stoliar, para assumir a presidência do grupo, um holding que controla 44 empresas. Muito próximo ao tio, Stoliar era diretor de rede SBT.

E em seu primeiro ato à frente da holding SS, Stoliar nomeou José Roberto Maciel para assumir a vice-presidência do SBT, cargo que estava vago há três anos. Maciel, como Stoliar, era diretor executivo da Rede de TV do Grupo SS.


Presidente do Grupo Silvio Santos pede demissão - 19 Nov 2010 - O Globo
Ronaldo D’Ercole

Uma parceria de mais de 40 anos foi encerrada ontem à noite com a saída do executivo Luiz Sebastião Sandoval da presidência do Grupo Silvio Santos. Em comunicado oficial, a empresa apenas informa que ele pediu demissão em caráter irrevogável.

Em seu lugar, assume o sobrinho de Silvio Santos, Guilherme Stoliar, que também acumula 40 anos em várias funções no SBT. Atualmente, ocupava o cargo de diretor executivo da rede de emissoras do empresário.

Stoliar, em conversa com o Estado, demonstrou tranquilidade e disse que todos estão “chateados” com o que aconteceu, mas que assumir o novo posto “é natural na vida de um profissional”.

Sobre a saída de Sandoval, alegou que a motivação é de ordem pessoal e não estaria relacionada com os últimos acontecimentos. “Sandoval está abatido como qualquer um de nós. Tão logo soube da situação no Panamericano, convocou uma reunião com todos os executivos da casa.”

Conflito. Sandoval contou ao Estado que deixou o grupo porque houve um momento de confronto com Silvio Santos. “Ele queria decidir de uma maneira, eu de outra. Virou um conflito. Caso eu não concordasse, ele sugeriu que eu pedisse demissão. E foi o que eu fiz. É uma questão de opinião. Ele aceitou a decisão e, no comunicado, fez um elogio ao meu talento e dedicação ao grupo.”

Segundo Sandoval, a crise do Banco Panamericano está bem resolvida. “O dinheiro do fundo garantidor está depositado no banco e garante o dia a dia da operação. A Caixa Econômica está na sociedade. Em breve, tudo voltará ao normal.”

Não haveria outra razão para a sua saída, além do que definiu como “questão conflitante”, sobre a qual não quis dar detalhes por enquanto. “É como um casamento que vai se desgastando. Fiquei na presidência do grupo por 28 anos. É muita coisa.”

Apesar das diferenças, Sandoval reitera que Silvio Santos “é um sujeito fantástico, correto e leal”. “Sempre tivemos personalidades diferentes e agora pusemos um ponto final nessa convivência.”

Palestras. Com aparente calma na voz, Sandoval disse que vai tirar umas férias e depois volta a advogar. Disse também que tem planos de fazer palestras e escrever um livro.

Na nota divulgada pelo Grupo Silvio Santos, o último parágrafo elogia o executivo.

“Há 40 anos no Grupo Silvio Santos, o dr. Luiz Sebastião Sandoval teve um papel fundamental no crescimento dos negócios, tendo participado ativamente na construção de suas empresas. O Grupo Silvio Santos agradece todo o profissionalismo, dedicação e comprometimento com que exerceu sua função em todos esses anos.”

O comunicado também informa que o novo presidente, Guilherme Stoliar, é um profissional de larga experiência e profundo conhecimento dos negócios do grupo. “Stoliar terá como missão dar continuidade ao trabalho de desenvolvimento do grupo, que reúne 44 empresas.”

A nota informa ainda que Stoliar, “já no uso de suas atribuições”, nomeou José Roberto dos Santos Maciel, então diretor administrativo e financeiro do SBT, para o cargo de vice-presidente da emissora.

Daniela Beyruti, filha de Silvio Santos, e Leon Abravanel, sobrinho do empresário, continuam nos cargos de diretores executivos.


Sandoval deixa o comando do Grupo SS - Marili Ribeiro - 19 Nov 2010 - O Estado de São Paulo

Um comentário:

  1. Gostaria de apresentar uma sugestão pessoalmente ao Novo Vice presidente sr. Jose Roberto dos Santos Maciel. Com certeza será irrecusável. Preciso que seja com dois dias de antecedencia.
    Meu nome é Dieter Ruethschilling sou economista
    e o sr Mohamed Jjbhy. consultor financeiro.
    No Aguardo desde ja agradeço. dieter.r@bol.com.br

    ResponderExcluir