Translate

14 outubro 2010

Europa contra as auditorias

O domínio das quatro grandes firmas de contabilidade global enfrentou um desafio de quarta-feira da União Europeia, que afirmou que iria analisar se leis são necessárias para reduzir o seu controle do mercado.

Anunciando um esforço para apertar o regulamento, após a crise financeira, Michel Barnier, o comissário europeu para os serviços financeiros, disse que para o setor de auditoria, "o status quo não é uma opção."

Barnier disse que os quatro grandes - Deloitte, PricewaterhouseCoopers, KPMG e Ernst & Young - controlam 70 por cento do mercado europeu de auditoria, enquanto na Grã-Bretanha, 99 por cento das cem empresas do FTSE contratam-nas.

"Nós pensamos que este tipo de concentrações pode levar a risco sistêmico", disse Barnier afirmou, acrescentando que as conseqüências de uma empresa de auditoria entrar em falência podem ser severas.

Ele também destacou que os auditores, junto com o resto da comunidade financeira, não conseguiram prever o início da crise financeira. [1]

"Precisamos de mais concorrência. Precisamos de mais diversidade ", disse ele, sugerindo que as pequenas empresas de contabilidade devem ser encorajados a expandir-se.

(...) A comissão vai decidir no próximo ano a possibilidade de propor legislação. (...)


E.U. Concerned by Big Four's Dominance in Auditing - New York Times - 13 out 2010 - STEPHEN CASTLE

[1] Isto não é papel das auditorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário