Translate

23 junho 2009

IASB

Das doações recebidas pelo Iasb para financiar suas atividades - e está é a principal fonte de recursos desta entidade responsável pelas normas internacionais - 4229 mil libras esterlinas foram provenientes das empresas de contabilidade internacional, leia-se Big Four.

Isto significa dizer que um terço - é isto mesmo, 1/3 - dos recursos necessários para colocar a máquina de fazer normas contábeis para grande parte das economias mundiais tiveram sua origem em empresas com interesse especial nas normas.

Este fato compromete a independência e isenção do Iasb? Provavelmente sim. Observe que o Fasb possui fonte de recursos que garantem uma maior independência. O modelo de financiamento do Fasb já foi proposto diversas vezes para o Iasb.

Anteriormente comentamos aqui no blog que enquanto o Fasb possui os direitos autorais sobre os pronunciamentos, o mesmo não ocorre com o Iasb.

Outro aspecto curioso e não menos importante. A empresa de auditoria que assinou o balanço do Iasb é a BDO. O parecer foi limpo, por sinal. Mas esta mesma empresa está entre os doadores do Iasb. Isto faz sentido?

Veja as demonstrações aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário