Translate

05 dezembro 2006

Reajuste no minério da Vale?


O The Wall Street Journal de 4/12 tratou do possível aumento do minério de ferro (Minério de ferro deve ter aumento menor em 2007, dizem analistas - Por Paul Glader em Pittsburgh, e Patrick Barka em Bangcoc). Especificamente, trata das negociações iniciais entre a Vale do Rio Doce, maior produtora de minério de ferro do mundo, e a Shanghai Baosteel Group Corp., uma das maiores siderúrgicas da China.

Entretanto, ao contrário das vezes anteriores, não se espera um aumento significativo para o produto agora. Estas negociações

"vão determinar o preço do minério para o próximo ano, está surgindo um consenso de que ele vá subir entre 5% e 10%, e portanto que o aumento de quase 20% do ano passado não deve se repetir.

Além disso, as siderúrgicas chinesas, que ano passado não tiveram sucesso em sua tentativa de resistir às demandas das mineradoras, estão decididas a liderar as negociações.

Ao contrário do ano passado, quando as siderúrgicas corriam freneticamente para garantir fornecimento, as negociações do setor este ano acontecem tendo um pano de fundo diferente, em que a demanda por minério de ferro continua forte e a oferta apertada, mas não tão apertada quanto no ano passado. Também se espera que as conversas avancem mais rapidamente este ano do que no ano passado, quando a recusa inicial da China de aceitar um aumento de 19% arrastou-se por meses."


O produto aumentou, segundo a reportagem, 19% em 2004, 71,5% em 2005 e 19% em 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário